Notícias

My Plant & Garden

My Plant & Garden

 

Nesta oitava edição daquela que é a maior feira do setor das plantas e da jardinagem em Itália, houve um franco crescimento a todos os níveis em relação ao ano anterior.

 

Este ano estiveram presentes 762 expositores (mais 15% do que em 2023), vieram 204 delegações de compradores , mais 27% do que no ano anterior, o espaço ocupado pela feira teve este ano uma área de mais 10% em relação ao ano anterior, atingindo um record de 50.000 m2, tendo-se expandido para mais um pavilhão o numero 8. A feira foi visitada por cerca de 25.000 pessoas, mais  8% do que em 2023, provenientes de 45 países.

Há cada vez mais compradores de mais países e isso é muito importante para quem expõe nesta feira, embora os maiores compradores ainda sejam: Alemanha, França, Países Baixos, de onde vêm os representantes das grande cadeias de Centros de Jardinagem DIY, Home & Garden, e-commerce. Também cada vez mais vêm compradores de outros países como: Espanha, Suíça, Grécia, Emirados Árabes, Bulgária, Polónia, Cazaquistão, Jordânia, Turquia, Tunísia, Argélia, etc.

 

Leia também:

Feiras Ambiente, Christmasworld e Creativeworld

 

 

Feira de referencia no setor profissional

Cada ano a My Plant & Garden se assume como a feira de referência do setor profissional da horticultura, floricultura, jardinagem, arquitetura paisagista, campos desportivos e floral design. A maior percentagem de expositores era italiana (de regiões como a Lombardia, Veneto e Toscânia) e dos Países Baixos, mas também havias empresas francesas, alemãs, espanholas, polacas, suíças, turcas, etc.

Existem nove setores na feira, vasos, viveiristas/plantas, tecnologia/produção/rega, serviços, maquinaria, flores (design/eventos), decoração, campos desportivos e arquitetura paisagista e mobiliário de exterior.

 

 

Campos desportivos

Também as conferências e apresentações trazem o seu público específico à feira, pois têm muitos especialistas a falar sobre os mais variados temas: gestão de espaços verdes, a transformação digital, inteligência artificial, mudanças climáticas, etc.

Pela primeira vez na My Plant, existiu um espaço dedicado inteiramente ao desporto, onde durante os três dias houve sempre conferencias, workshops e apresentações dos mais variados temas.

Neste The Sports Green, decorreu inclusivamente o 92º Meeting of Italian Golf Technicians Association e a UEFA Sustainable Infrastructure Challenge, de onde saíram várias estratégias para implementar até 2030.

 

Floral design

As cerimónias de casamento, foram a grande inspiração para este ano, vi bouquets e vestidos de noiva com decorações muito originais. Máscaras e spots para tirar fotografias, usando como material desde palhinhas (daquelas onde se bebe o sumo..) até elaboradas estruturas de arame com esponjas coloridas onde foram colocadas mini gerberas de todas as cores, formando um corpete, ou uma estola. Peças completamente cénicas e inesquecíveis.  Quem quiser ser original… pode vir aqui inspirar-se!

 

 

Tecnologia

Neste setor, desde as floreiras inteligentes, à rega automatizada ligada a aplicações, às maquinas de podar, cortar relva e até aos grelhadores controlados pelo telemóvel. Sistemas de cultivo em hidroponia em que controlamos a adubação por intermédio de um programa informático/aplicação, hoje em dia podemos introduzir tecnologia em muitas tarefas de jardinagem e do dia a dia, o mundo das plantas não é uma exceção.

 

 

Plantas

Há aqui vários produtores de citrinos da Sicília, mas os meus favoritos são os Oscar Tintori que são da Toscânia e que tive oportunidade de visitar em setembro, quando da minha viagem com a revista Jardins a essa belíssima região italiana.

Tantas variedades de citrinos podemos encontrar aqui, desde o limão-caviar, mão-de-buda, quinoto, kumquat, calamondin, etc.

Também os catos e suculentas este ano estão presentes em maior número do que nunca, bonitos e originais, ou não fossem as plantas mais fáceis de cuidar e mais procuradas do mercado. A Flora Toscana, parceira da Jardins há muitos anos, tem as únicas proteáceas da feira que fazem sempre um sucesso pois são maravilhosas e tem também as orquídeas Cymbidium de flor grande muito bonitas. As suas flores de corte e o comércio Fare trade que segue fazem com que seja uma empresa de referencia no mercado.

 

 

Hortícolas, aromáticas e flores de época

Os jardins comestíveis continuam na moda, por isso as plantas hortícolas, as aromáticas e também as fruteiras tinham nesta feira uma grande presença, com bastantes produtores com a componente bio, também algumas empresas de sementes, para quem quer começar do zero.

Gostei de conhecer a Cooperativa L´Ortofrutticola Albenga, com mais de 600 associados da região da Ligúria, com uma produção diversificada de plantas aromáticas, hortícolas e ornamentais que vendem para toda a Europa.

Há fruteiras para todos os gostos, desde as variedades tradicionais, até às mais tropicais, passando pelos citrinos de que já falei.

As flores de época, existem para todos os gostos, agora que a primavera se aproxima fazem toda a diferença nos jardins, petúnias, zinias, hortênsias, prímulas, callas, bocas-de-lobo, etc. Nunca fico indiferente aos ciclâmenes Morel que já me conquistaram, sou fã do absolu de Morel que tenho no terraço em flor desde novembro, com o seu aroma extraordinário. Mas também adoro o petit-moulin, o Indiaka, o Tuxedo, e todos os Victoria, fiquei rendida à novidade: o Cyclamen coum, uma miniatura que parece uma violeta selvagem e faz um tapete lindo.

 

 

Vasos e artigos de decoração

Cada vez a oferta de vasos e floreiras é maior em termos de materiais, formas, texturas e cores. Com uma percentagem de materiais reciclados e naturais cada vez maior.

Na decoração, há de tudo um pouco e para todos os gostos, aromas para a casa, velas, tecidos, almofadas, quadros, moveis, etc.

 

 

Na zona dos Garden Center Trends havia muitos ambientes criados com várias inspirações para diferentes zonas da casa e do jardim/ varanda e também várias apresentações muito interessantes. Destaco a do Michael Perry (Mr. Plant Geek) que já tinha tido a oportunidade de ouvir em Portugal, de quem gosto muito e com quem aprendo sempre, pois é para mim uma referencia na área da comunicação sobre plantas.

 

Não percam numa próxima edição da Jardins a reportagem completa.

 

Leia também:

Lusoflora 2024

 

Mais informação:

https://www.floratoscana.ithttps://www.giromagi.comhttps://gardenbulzaga.comhttps://www.agsanremo.ithttps://www.oscartintori.ithttps://www.giambopiante.ithttps://www.lorenzetto.comhttps://www.nirpinternational.comhttps://sedumextra.euhttps://bloomsaccademy.ithttps://illuminasol.comhttps://www.piantescilipoti.comhttps://www.vigogerolamosrl.ithttps://www.ortofrutticola.eu/it/https://en.megacollections.euhttps://greenserviceplants.com/

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar