Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 a 30 de janeiro

O mês de janeiro está a chegar ao fim e cada vez há mais trabalho na horta, faça o máximo de tarefas em janeiro aproveitando os dias em que não chove, para não ficarem sobrecarregados de trabalho em fevereiro. Não se esqueçam que é no inverno que se prepara a primavera.

Nos dias 24 e 25 pode semear ou plantar raízes

Cebolas

As cebolas são indispensáveis na confeção de grande parte dos pratos da culinária portuguesa. Como tal, são indispensáveis nas hortas de norte a sul do país.

Existem muitas variedades de cebolas: brancas, roxas e amarelas, maiores e mais pequenas. As plantas normalmente atingem 15 a 50 cm de altura. 

Condições de cultivo

A temperatura ideal para o cultivo das cebolas é entre 13 ºC- 28 ºC, mas são muito tolerantes ao frio e ao calor. Precisam de várias horas de sol direto por dia. O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5-6,8.

Como semear

Devem ser semeadas em camalhões (canteiros elevados) nos quais se deve adicionar bastante matéria orgânica. A terra deve ser trabalhada antes da sementeira, para ficar fofa e garantir uma boa drenagem.

Pode optar por fazer agora a sementeira em tabuleiro em local protegido do frio, em casa, estufa ou abrigo. Deve plantar o cebolo em local definitivo a partir de março.

Ao longo do camalhão vá fazendo uma distribuição uniforme da semente, colocando por cima uma fina camada de terra. 

Manutenção e colheita

Se estiver a fazer a sementeira numa zona muito fria, tem de proteger as suas cebolas, para que estas não sofram com a geada, utilizando plástico ou manta térmica. 

Devem ser regadas com frequência durante o crescimento e a rega deve ser reduzida ou suspensa perto da colheita.

A colheita da cebola para secar deve ser feita no verão, para consumir a cebola fresca colha-a na primavera e use-a como se faz como alho francês.

Propriedades da cebola

Desde o antigo Egipto que as cebolas são conhecidas pelo se poder antissético (os faraós eram enterrados com cebolas para que as múmias se conservassem melhor). Baixa em caloria, apenas 64 kcal/100g, rica em vitamina C, B6, A e E, bem como em ácido fólico, ferro, sódio e potássio. Estimula o funcionamento dos rins, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário e é um antioxidante natural.

Nos dias 26 e 27 deve semear as suas flores e plantar arbustos

Girassóis

Nesta época do ano são já muitas flores que pode começar já a semear para garantir uma primavera florida, o girassol é das minhas favoritas. Desta forma poupa dinheiro, pois pode semear uma grande quantidade de plantas por muito pouco dinheiro.

O girassol é uma excelente planta para semear com as crianças pois germina em uma ou duas semanas e entra em floração dois meses após a germinação. Para além disso tem o encanto de ser uma flor gigante e de ter as sementes comestíveis. 

É uma planta nativa da Améria do Norte e que pode atingir 4 ou 5 m de altura, no entanto para cultivo doméstico existem cultivares anãs que não passam de 0,8-1 m, que são excelentes para ter no jardim, em vaso ou floreira. O seu nome cientifico Helianthus annuus diz muito sobre a planta, significa flor do sol, hélio significa sol em latim e anthus flor, é uma planta anual, que deve ser semeada todos os anos, no final da temporada pode recolher a semente para o ano seguinte. 

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muitas horas de sol direto, solo fértil, profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. O pH ideal para se desenvolverem é 6-7,5, não tolera temperaturas abaixo de 5 graus.

Como semear

Deve semear os girassóis em local definitivo pois não aguentam bem o transplante. Pode semear no jardim, em vaso ou floreira afastando as plantas 20-30 cm entre si. No caso de semear as cultivares de maior porte deverá deixar 0,4-1m de distância entre plantas. Os frutos são comestíveis quer crus quer torrados.

Nos dias 28 e 29 pode semear ou plantar folhas

Couve frisada (kale)

O inverno é considerada a estação por excelência das couves, uma das minhas couves favoritas é a couve-frisada (também conhecia por kale), muito usada em batidos verdes e smoothies é igualmente deliciosa, crua e, saladas, estufada, salteadas ou cozida. Esta é uma couve de folha e não de cabeça, muito fácil de cultivar. 

Condições de cultivo

É muito resistente ao frio e tolera temperaturas negativas. Prefere solos de textura média, arenosos, soltos, profundos, frescos, ricos em húmus, bem drenados e com pH entre 6,5- 7,5. Desenvolvem-se melhor com temperaturas amenas (entre os 15-20 ºC) mas também aguentam temperaturas baixas. Precisam de muitas horas de sol direto por dia para vingarem de forma saudável.

Como semear

Semeie já em alfobre para transplantar para o exterior no inicio da primavera e continuar a ter esta couve. Antes de semear e plantar prepare bem o terreno incorporando matéria orgânica, de preferência estrume, em solos ácidos pode adicionar cálcio ou cinza.

Quando plantar deixe uma distancia de 60-70 cm entre linhas e de 50-60 entre plantas na mesma linha.

Propriedades e benefícios das couves

Muito nutritiva e baixa calorias, ideal para dietas de perda de peso. Rica em vitaminas A, C e K, em ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio e fibras. Uma fonte natural de antioxidantes. Ajuda a reduzir o colesterol, previne doenças oculares e fortalece o sistema imunitário.

No dia 30 deve semear ou plantar frutos

Ervilhas

Se gosta de comer as deliciosas ervilhas, esta é a época certa para semear essas maravilhosas leguminosas, que deveriam fazer parte da nossa alimentação regularmente. Há muitas variedades de ervilhas, podem ter as sementes lisas ou rugosas, as vagens cilíndricas ou achatadas e as plantas podem variar de altura. 

Condições de cultivo

Preferem temperaturas entre os 13 e os 18 ºC, mas se as plantas já estiverem bem formadas aguentam temperaturas até zero graus. Não toleram temperaturas muito altas. Precisam de muitas horas de luz e algumas horas de sol direto por dia. O solo deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica, com um pH entre 6-6,8.

Como semear

Pode semeá-las até fevereiro em local definitivo. Semeiam-se em regos a dois dedos de profundidade e as sementes afastadas dois dedos umas das outras. Deve deixar-se um espaçamento de 2 palmos entre linhas. Quando começam a germinar é altura de preparar o sistema de suporte. Podem usar-se fios de modo a permitir que se segure quando cresce.

Manutenção e colheita

O solo deve ser regado regularmente, deixando-o sempre húmido. Tanto a falta como o excesso de água são prejudiciais para o crescimento das ervilhas.

Devem fazer-se mondas regulares para que não haja competição por água e nutrientes.

As colheitas normalmente são feitas 85 a 140 dias após a sementeira. No caso da ervilha de quebrar, cuja vagem se come, deve ser colhida quando as sementes não estão completamente formadas. Quando colher os grãos para comer verdes, estes devem estar bem desenvolvidos mas ainda bastante hidratados.

Propriedades e benefícios das ervilhas

Estas leguminosas, para além de deliciosas são cheias de propriedades nutricionais e medicinais, é um antioxidante natural que combate os radicais livres, ricas em sais minerai, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A, K, B e C.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar