Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 13 a 19 de setembro

O outono começa a aproximar-se mas as temperaturas ainda são e verão quente, mas temos de começar já a programar as nossas plantações e sementeiras para a próxima estação.

Esta é uma época em que aparecem muitas novidades nos hortos e centros de jardinagem e mercados, aproveite para comprar coisas diferentes para esta nova estação.

No dias 13 pode plantar e semear flores

Brincos-de-princesa

Os brincos-de-princesa ou fúchsia são plantas com flores de formas e cores muito originais. Há muitas variedades de brincos-de-princesa, e todos os anos novas variedades são lançadas no mercado. Há colecionadores destas plantas um pouco por todo o mundo.

Há plantas com um porte mais ereto e que podem atingir 1-15, 5 m de altura e outras com um porte mais rasteiro que não passam dos 40-50 cm. São plantas que podem ser usadas no jardim, em floreira, vaso ou cesto suspenso.

As flores são lindas e têm normalmente dois tons de cor-de-rosa diferentes.
São plantas que podem ser de folha persistente ou semi caduca, perdendo parte da folhagem em invernos muito frios.

Condições de cultivo

São plantas que preferem zonas de meia sombra, de preferência algumas horas de sol de manhã e sombra durante a tarde. Gostam de substratos férteis e bem drenados.

Manutenção

Precisam de regas regulares pois não aguentam bem períodos prolongados de secura. Deve deixar sempre o substrato húmido mas sem ser encharcado, pois as raízes apodrecem com excesso de água.

Devem ser fertilizados quinzenalmente na primavera e no verão, quando estão em pleno período de floração. Devem ser ligeiramente podados no inverno para garantir floração na estação seguinte. Deve retirar as flores e folhas secas para evitar o aparecimento de pragas e doenças

O dia 14 é o mais favorável para semear e plantar folhas

Couves

Cada vez há maior preocupação com a ingestão de legumes na alimentação, as couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral.

São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína, não esquecendo os brócolos e a couve-flor.

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor.

Como semear

Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura.

Favorecem a saúde dos ossos e do coração. São uma excelente fonte de fibra e de proteína.

Os dias 15, 16 e 17 são os ideais para semear e plantar frutos

Pereira

Pode começar a plantar algumas árvores de fruto no seu jardim ou pomar. As pereiras de várias variedades podem ser uma boa opção.

Sempre que possível compre variedades tradicionais, deliciosas e completamente diferentes das que encontra nos supermercados e mercearias.

Condições de cultivo

A pereira tal como a maior parte das árvores de fruto necessita de muitas horas de sol direto por dia para frutificar em boas condições.

Como plantar

Quando plantar faça uma boa cova de plantação onde coloca composto e um bom fertilizante orgânico para garantir o bom desenvolvimento da sua árvore de fruto.

Manutenção

Não se esqueça que deve fazer uma boa poda de formação e um acompanhamento da árvore em termos fitossanitários.

Propriedades e benefícios da pera

É uma fruta muito rica em Vitamina C e Vitamina K, tem efeito antioxidante e anti-inflamatória.

É também muito rica em fibras, principalmente se também ingerirmos a casca. Tem baixo nível calórico sendo excelente para dietas.

Os dias 18 e 19 são os ideais para semear e plantar raízes

Funcho

alcaravia

Esta é uma planta muito utilizado pelos franceses crua ou assado, e á um sabor constante em saladas e outros acompanhamentos. A raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal.

Tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Como semear

Pode fazer a sementeira direta em local definitivo. Tenha em atenção que deve deixar um espaçamento entre plantas de cerca de 25- 30 cm e que a planta pode atingir quase dois metros de altura e sendo uma planta perene pode ficar vários anos non terreno.

Para cultivar em vaso, este deve ter pelo menos 30 cm de profundidade para garantir que o sistema radicular do funcho se desenvolve em boas condições.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.

Combater pragas e doenças

Esta semana é particularmente favorável para combater as pragas e doenças que atacam nesta época do ano, tenha muita atenção à fruta podre que pode ser prejudicial para a planta.

Fazer colheitas

Também está mais do que na hora de colher o que se semeou, lá diz o provérbio que “em setembro a colher e a comer”, não há melhor do que legumes e frutas acabados de colher, aproveite e se tiver excesso de produção congele, faça compotas, conservas ou no caso da fruta desidrate.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar