Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 16 a 22 de agosto

Está na altura de começar a limpar as suas plantas e a alivia-las das flores, folhas e ramos secos, para que estas não sejam atacadas por pragas e doenças e para que as suas florações se prolonguem.

No dia 16, semear e plantar flores

Malmequeres

dia da espiga

Os malmequeres são flores lindas e resistentes e tanto se podem cultivar em vaso e floreira como no jardim.

Condições de cultivo

Gostam de Sol pleno e de solos bem drenados com pH neutro ou ligeiramente ácido. É uma excelente opção, maciços, bordaduras, sebes, floreiras e vasos, jardins rochosos.

Manutenção

É uma planta muito rústica, tolera bem períodos de seca. Deve podar no início da primavera, removendo a folhagem velha para promover o crescimento e floração.

Remover as flores velhas. Fertilizar na primavera e verão.

Nos dias 17 e 18 semear e plantar folhas

Espinafres

O espinafre é uma hortícola muito simples de cultivar e que necessita de pouca altura de solo para se desenvolver, logo é um excelente opção para vasos e floreiras.

Tem ainda a grande vantagem de ser uma cultura rápida – ao fim de um mês já se pode colher. Leia de seguida a ficha de cultivo.

Condições de cultivo

Sombra ou meia sombra, não tolera calores excessivos. Solo fresco, húmido, com boa drenagem. Não tolera solos ácidos.

Como semear

Semear ou plantar em local definitivo em janeiro-abril (para colher na primavera-verão) ou em agosto-outubro (para colher no outono-inverno). Densidade de plantação: 6/8 plantas/m2.

Manutenção

Necessita de uma adubação de fundo aquando da sementeira ou plantação. Sensível a pragas e doenças como afídios, mosca, ferrugem, etc. Regas frequentes, sem nunca encharcar o solo.

Colheita

30-60 dias após a sementeira/plantação, em vaso pode ir colhendo as folhas à medida que necessita, é um legume que tem curta duração depois de colhido.

Propriedades medicinais e benefícios dos espinafres

Ricos em ferro, cálcio, magnésio e potássio, importantes para a formação dos ossos e dentes, saúde muscular e prevenção de cãibras.

Também é fonte de vitaminas: A complexo B, ácido fólico e C.

Nos dias 19 e 20 semear e plantar frutos

Feijão

Há muitas variedades de feijão e todas elas podem ser semeadas nesta época do ano, feijão branco, encarnado, preto, frade, etc. 

Condições de cultivo

Gosta de solos soltos e bem drenados com um pH neutro, não aguenta a secura mas não tolera o encharcamento.

É sensível à geada, que precisa de uma temperatura do solo acima de 14 ºC para germinar, e de algum calor após a floração (entre 20 ºC e 30 ºC)

Como semear

Pode semear-se agora em local definitivo, em linha, enterrando os feijões a 3 cm de profundidade.

A distância entre linhas deve ser de cerca de 70-80 cm e a distância entre pés de feijão de 35-40 cm. 

Manutenção

Não se esqueça que quando começarem a crescer os deve tutorar pois são plantas trepadeiras.

Propriedades medicinais e benefícios do feijão

É muito rico em proteínas, potássio, magnésio e ferro e fibra. É uma excelente fonte de energia, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a combater o colesterol.

Nos dias 21 e 22 semear e plantar raízes

Alho-francês

Cultivar alho-francês

Um legume muito  utilizado pelos antigos egípcios, gregos e romanos, que, depois, o levaram para o resto da Europa.

O alho-francês produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, que são esbranquiçadas na zona subterrânea – esta é a parte mais utilizada na culinária, no entanto, a parte verde também pode ser utilizada como condimento para caldos e sopas.

Condições de cultivo

Gostas de zonas com num local muita exposição solar e abrigada.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e de deve ter uma excelente drenagem.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

É rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenóides e deve ser consumido o mais cru possível para que conserve as suas características naturais.

Pouco calórico muito usado em dietas para emagrecer.

É anti-inflamatório, melhora o sistema imunitário, ajuda à prevenção e controle da diabetes, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, melhora os sintomas de artrite reumatóide, ajuda a eliminar o Ácido Úrico e é diurético.

Como semear

Fazer a sementeira  em tabuleiros e três meses depois , quando eles atingem 15-20 cm de altura devem transplantar-se para o local definitivo.

As plantas devem ter um espaçamento de 15 cm entre elas, deve fazer-se  uma cova profunda (15 cm) e plantar o alho-francês, deixando de fora uns 5 cm de folhas verdes, de maneira que a parte branca seja o maior possível.

Para se obterem ainda melhores resultados, vá amontoando terra à medida que vão crescendo.

Manutenção

Para se conseguir ter a parte branca maior, é necessário proceder à “amontoa”, cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar a planta quase por completo.

Mas se não quisermos ter este trabalho, um bom mulching também produz um bom efeito. Para que o alho-francês se solte facilmente da terra, nos meses mais secos, regue abundantemente algum tempo antes de colher.

Colheita

A colheita, nas variedades mais comuns, pode ser feita mediante a necessidade desde o outono até ao fim da primavera.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar