Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de janeiro

Uma semana em que as temperaturas sobrem um bocadinho e há previsões de chuva, por isso aproveite para adiantar algumas tarefas em estufa e dentro de casa.

O dia 17 é o melhor para semear e plantar flores

Clívias

No inverno o seu jardim também pode estar florido e com cor, para garantir essas florações há plantas que pode e deve ter no seu jardim, ou mesmo na varanda ou terraço. A clívia, é uma delas, uma herbácea perene, com uma folhas muito bonitas e lustrosas que são muito decorativas. 

Condições de cultivo

A flor cor-de-laranja aparece no inverno e dura muito tempo, tem ainda a vantagem de ser uma planta que gosta de sombra ou meia sombra, pode ser um excelente elemento de cor para as zonas mais sombrias do jardim. Gosta de solos profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. 

Manutenção

Convém fertilizar no outono e no verão, ir removendo as flores e folhas secas. Quando a planta estiver muito grande pode dividir por tufos. Pode fazer esta tarefa no final do verão e inicio do outono.

Semear e plantar folhas nos dias 18 a 20

Alfaces

A alface é indispensável em saladas e sanduiches, mas também em sopas. Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada, há alfaces para todos os gostos, pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira. 

Condições de cultivo

Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. 

Como semear e manter

Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo. Transplante-as para local definitivo quando e tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades e benefícios da alface

Tem muitas propriedades para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes por isso aconselhada em dietas de perda de peso. Muita rica em vitaminas A, K e C bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Semear e plantar frutos nos dias 21 e 22

Mirtilos

Cada vez há mais pessoas a quererem cultivar os seus frutos vermelhos no jardim, na horta, ou mesmo no terraço ou na varanda, os mirtilos são fáceis de cultivar desde que sejam zonas com horas de frio suficientes por ano.

Condições de cultivo 

Zonas com muito sol, de preferência viradas a sul, onde não haja geadas. Gostam de solos arenosos, leves, com com boa drenagem . O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5.. Necessitam de pelo menos 700 horas de temperaturas em torno dos 10ºC durante a fase de dormência e não gostam de temperaturas demasiado altas no verão. 

Como plantar 

Podem ser cultivados em vasos. Quando os frutos começam a amadurecer, pode usar-se rede para os proteger do apetite dos pássaros. Convém ter pelo menos duas plantas para se realizar a polinização cruzada, obtendo frutos maiores e mais cedo.

Manutenção

É necessário fazer uma monda para evitar a competição de outras plantas, uma vez que são plantas de baixo porte com raízes pouco profundas. A poda estimula a floração e aumenta a produção de bagas. A rega é importante e deve ser aplicada com sistema gota a gota, visto que as raízes são superficiais. A fertilização deve ser feita no final do inverno, tendo em conta que uma fertilização excessiva pode danificar a planta e comprometer a colheita.

Propriedades e benefícios dos mirtilos

São frutos ricos em vitaminas A, B, C e K, e em minerais como o potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e selénio. Ricos em antioxidantes com as antocianinas, os flavonoides e os compostos fenólicos. Fazem bem ao sistema circulatório, aos olhos e ajudam a regular a tensão arterial e o colesterol. Combatem e previnem as infeções urinárias.

No dia 23 pode semear ou plantar raízes

Alho

O alho é absolutamente indispensável em grande parte dos pratos da culinária portuguesa, e esta é a época certa para o começar a plantar.

Condições de cultivo

Esta é uma planta que se adapta a que se adapta a quase todos os tipos de solo e de clima. A variedade branca é mais resistente e tem uma boa produtividade. O alho é muito resistente tanto ao calor como ao frio, mas não aguenta temperaturas demasiado altas durante a noite muitos dias seguidos. Para o bolbo se desenvolver em condições necessita de um período de frio com temperaturas abaixo dos 10 ºC.

Como plantar

A plantação deve ser feita desde o final do outono até meados do inverno (dezembro a fevereiro). Em zonas com muita chuva deve plantar mais tarde. 

Cave bem a terra antes da plantação, coloque os dentes de alho com o bico para cima e cubra-os ligeiramente. Deixe uma distancia de pelo menos 10 cm entre eles. Pouco exigente em rega e em adubação, pode colocar matéria orgânica quando da plantação. 

A colheita deve ser feita antes que as folhas fiquem demasiado secas para não terem tendência de se partir.

Propriedades e beneficio do alho

Desde sempre o alho é considerado um medicamento, pois as suas qualidades são muitas. Para além de ter uma elevada concentração de vitaminas A, C, B6 e B1, é um elemento altamente energético e dietético pois tem poucas calorias. Reforça o sistema imunitário e acelera o metabolismo favorecendo o emagrecimento.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar