Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 20 a 26 de setembro

Uma semana em que o outono já se faz sentir, depois da semana que passou em que choveu, mas o solo estava tão seco na maior parte do país que quase nem parece que choveu, por isso atenção às regas das sementeiras e plantações recentes.

No dia 21 pode semear e plantar as suas flores e arbustos

Amores-perfeitos

Amores-perfeitos

Esta é a época certa para começar a fazer algumas das suas sementeiras de flores de época de outono e inverno.

São muitas as opções disponíveis para ter um inverno sempre florido, algumas das mais utilizadas e mais versáteis são os amores-perfeitos. 

Condições de cultivo

Zonas com sol direto ou meia-sombra. Gostas de substratos bem drenados mas ricos em matéria orgânica. São uma excelente opção para plantar em vaso, floreiras, canteiros e cestos suspensos

Como semear e manter 

Semeie em tabuleiros e transplante-as quando já tiverem 10 a 15 cm de altura. Pode semear de várias cores pois as opções são muitas, azul, amarelo, roxo, branco, etc.

Atenção que se estiver muito calor vai ter de reforçar a rega pois as sementeiras nunca podem estar totalmente secas. Pulverize de manhã e à noite. Coloque os tabuleiros numa zona com luz mas sem sol direto. Só deve colocar ao sol direto quando tiverem duas ou três folhas.

Os dias 22 e 23 são os ideais para cultivar folhas

Radicchio

O radicchio faz parte da família das chicórias, é parente das endívias. A cor do radichio é linda e dá vida e cor às saladas. Muito utilizado em Itália, em saladas, massas, risotos e pizas.

Condições de cultivo 

Preferem meia sombra e locais frescos, em zonas com muito calor e muito sol direto as folhas ficam mais amargas.

Precisam de solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com um pH 5,5-7. Necessitam regas frequentes pois não aguentam a secura do solo.

Como semear e manter

Deve semear em tabuleiros e transplantar quando têm 5 a 6 folhas definitivas. 

O espaçamento entre linhas deve ser de 20-30 cm entre plantas 15- 30 cm. São fáceis de cultivar em vaso ou floreiras

Deve dar especial atenção à monda das infestantes pois as plantas quando são pequenas são muito frágeis e não aguentam a competição.

Propriedades e benefícios do radichio

São muito ricos em fibra, e em minerais como fósforo e cálcio. Estimula o sistema imunitário, desintoxica o organismo e ajuda a perder peso.

Os dias 24 e 25 são os ideais para semear e plantar frutos

Romãzeira

Uma árvore de fruto é indispensável em qualquer jardim e mesmo no terraço se tiver espaço. A romãzeira é uma excelente opção, quer no jardim, quer em vaso para a varanda ou terraço., pois é uma árvore pequena muito ornamental. As romãs são um dos frutos mais típico do outono, 

Esta pequena árvore tem a grande vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Condições de cultivo 

Gosta de zonas com muitas horas de sol direto por dia. Prefere solos e substratos ricos em matéria orgânica e bem drenados.

A romãzeira é uma árvore de muito bonita e de pequena dimensão, que por isso se adapta a todo o tipo de jardins e também a vasos. 

Como plantar e manter

Quando a plantar no jardim, tenha o cuidado de fazer uma cova de 1mx1 m, ou num vaso com pelo menos 40 cm de altura e 50 cm de diâmetro, utilize um substrato para plantas hortícolas.

Deve fertilizá-la com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico. Necessita de regas regulares nas épocas de maior calor. Deve ser podada no inverno quando está caduca.

Propriedades medicinais e benefícios da romã

Fruta muito rica em vitamina C, proteína, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras. Tem uma excelente ação antioxidante e anti-inflamatória.

O dia 26 é o ideal para plantar e semear raízes

Beterraba

Sumo de beterraba

Foram os romanos que batizaram de beta a beterraba e os árabes chamavam-lhe selg (tendo passado para o português como celga ou acelga pelas semelhanças das folhas).

Existem variedades de cor branca, dourada ou até com anéis concêntricos de polpa branca e vermelha. O formato habitual é o arredondado, embora existam também algumas variedades achatadas, cilíndricas ou até afuniladas.

Cuidados de cultivo

A beterraba gosta de um terreno solto e bem drenado e de uma exposição solar plena. Deve fertilizar-se o terreno quando da sementeira.

Como semear e manter

Semeie em regos superficiais de 1 cm de profundidade e separados por 20 cm. Por serem sementes muito pequenas, é difícil conseguir acertar na quantidade, por isso o melhor é semear finamente e desbastar posteriormente.

Os cuidados de cultivo são poucos. Basta fazerem-se mondas regulares (tendo cuidado para não as ferir durante este processo) e nunca deixar a terra secar demasiado.

Propriedades e benefícios da beterraba

A beterraba é rica em fibras que ajudam ao funcionamento do aparelho digestivo. A betaína funciona como anti-inflamatório e é utilizada na prevenção de algumas formas de cancro. Como perdem propriedades durante o processo de cozedura, o ideal é consumi-las cruas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar