Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de agosto

Mais uma semana quente em que as regas não podem ser esquecidas, são muitas as colheitas que pode fazer agora e pode começar já a pensar nas plantações e sementeiras para a próxima estação.

Mas o verão ainda está para durar por isso aproveite pata dar cor e aroma ao seu jardim, varanda ou terraço.

No dia 9 semear e plantar folhas

Lucia-lima

Lúcia-lima

Há plantas que considero obrigatórias ter no jardim, e mesmo na varanda ou terraço. A lúcia-lima, ou bela-luísa como lhe chamam no Alentejo, é uma delas. Foi sempre uma presença nos jardins da minha vida: o dos meus avós, o dos meus pais, etc.

Hoje em dia tenho-a nos meus terraços e uso-o muitas vezes para fazer a infusão com as folhas frescas, que quanto a mim é muita mais deliciosa do que com as folhas secas.

É um arbusto de folha caduca que pode crescer até 1,5 de altura. Tem uma flor branca também aromática mas as suas folhas são muito perfumadas.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, solos de qualquer tipo desde que estejam bem drenados. Muito fácil de cultivar em vaso ou floreira desde que este tenha pelo menos 30-40 cm de altura, o vaso deve estar muito bem drenado.

Manutenção

Deve ser fertilizada na primavera e verão e podada no inverno quando está caduca. Necessita de regas regulares, não é muito resistente à secura. Deve fazer a colheita no verão e pode secar para o inverno.

Propriedades e benefícios da lúcia-lima

A infusão desta planta tem efeitos calmantes, diuréticos e antidepressivos.

Semear e plantar frutos nos dias 10 e 11

Damasco

28 de outubro a 3 de novembro
Damascos

Conhecido como damasco, alperce ou albricoque, o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), terá a sua origem certamente na Ásia, eventualmente na região da Arménia.

Condições de cultivo

Necessita de um número elevado de horas de frio anuais (abaixo de 7 ºC) para a floração e frutificação ocorrerem nas melhores condições, por isso dá-se bem na Europa e noutras regiões mundiais com temperaturas favoráveis.

Manutenção

Necessita de poda no final do inverno, não deve ser excessiva, tendo em atenção que as espécies do género Prunus por vezes reagem mal às podas. Durante a época de crescimento e de floração da planta fazem-se as fertilizações, com estrumes bem curtidos ou compostos.

A adubação verde, com luzerna, azevém e outras espécies, também é benéfica.

O damasqueiro não necessita de muitas regas, apenas regas esporádicas durante os meses mais secos, ou se houver uma seca prolongada.

Propriedades e benefícios dos damascos

São consumidos em fresco, mas também são um fruto que é muito utilizado para o processo de secagem, encontrando-se até enlatado, à semelhança do pêssego.

É um fruto com importantes características nutricionais e um baixo nível calórico, que aumenta quando é seco. É uma fruta rica em magnésio, fósforo e potássio e em vitaminas A, C e do complexo B.

Tem propriedades antioxidantes, protege a visão, é diurético e laxante e ajuda no combate aos problemas cardíacos.

O miolo da semente, ou seja, a amêndoa, é utilizado na preparação de algumas bebidas alcoólicas e de alguns alimentos e pode ser até transformado em farinha.

Semear e plantar raízes nos dias 12, 13 e 14

Rabanetes

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina rapidamente (30 a 45 dias tem produção).

Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes.

Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira. Em quatro semanas terá

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário.

É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Semear e plantar flores no dia 15

Bico-de-papagaio (Lotus berthelotii)

Esta é uma planta perene que com a sua folhagem prateada e as suas flores cor de laranja formam um conjunto exuberante e que dá um toque tropical. Uma ótima opção para cestos suspensos ou floreiras de janela, pode atingir 40-50 cm.

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, ou meia sombra desde que tenha pelo menos uma parte do dia com sol. Necessita de um substrato muito bem drenado.

Manutenção

Regar quando o substrato está seco. Aguenta secura mas não aguenta excesso de água nas raízes. Deve ser fertilizada no inicio da primavera e inicio do outono com um fertilizante de libertação controlada e depois mensalmente nos meses de floração.

Devem podar-se ligeiramente as hastes mais compridas que já floriram para estimulas novas florações.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar