Hortícolas e Frutícolas

Morango: pragas, manutenção e propagação

manutenção

O morango é uma das plantas do mês e não é por acaso. Além de ser muito popular pelo seu sabor doce e facilidade de cultivo, estamos agora na sua época de colheita. Aproveite para descobrir mais sobre este fruto.

Pragas e doenças

O morango é uma planta bem adaptada ao clima português, contudo é atacado por uma série de pragas e doenças como o oídio, o aranhiço-vermelho, afídeos, lesmas, caracóis, traças, moscas-da-fruta, etc. Os pássaros também apreciam muito os morangos, pelo que podemos proteger a nossa plantação com rede.

Propagação

A melhor maneira de propagar os morangueiros é pelos estolhos, caules horizontais que dão origem a novas plantas. Podemos colocar a zona de crescimento da nova planta (fácil de identificar pelas folhas) enterrada, que os estolhos secarão quando ela enraizar. Também pode ser feita propagação por sementes, mas é menos comum.

Cultivo e colheita

O morango é uma das frutas mais adequadas para cultivo em jardim, varanda ou mesmo numa floreira. Existem vasos próprios para o cultivo dos morangueiros, mas podemos cultivá-los em vasos comuns, em floreiras ou no solo. Os morangueiros ditos estivais, ou de verão, produzem uma vez por ano, numa data entre abril e julho, e os morangueiros remontantes produzem continuamente durante o verão e parte do outono.

Manutenção

Os morangueiros necessitam de monda e sachas superfi ciais dada a pouca profundidade das suas raízes. No nosso jardim podemos evitar o uso de plásticos, cultivando os morangos em vasos próprios, ou usando palha para evitar o contacto direto dos frutos com o solo. Como o morango gosta de um solo rico em matéria orgânica devemos usar estrume ou composto no seu cultivo. Após a colheita podemos cobrir as plantas com a palha e pegar-lhe fogo. O fogo irá consumir as folhas secas, eliminar as doenças e pragas e promover o crescimento de novas folhas.

Foto: Pixabay

Leia também: Morango: história e propriedades

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar