Varandas e Terraços

Varandas com ambiente tropical

Com o verão a chegar ao fim, poderemos sempre criar um ambiente mais exótico nas nossas varandas. Através de plantas tropicais que se dão bem no nosso clima, estaremos sempre rodeados por plantas que nos levam para o verão.

As plantas tropicais, com o seu aspeto fresco e leve, suavizam o ar pesado e nublado das estações mais frias. Tirando proveito da forma e recorte das folhas, das várias tonalidades de verde, de diversas alturas diferentes podemos criar composições e enquadramentos muito interessantes. Sabia que há certas espécies que podemos colocar quer no interior, quer no exterior? Será um jardim portátil, em que poderemos mover os nossos vasos conforme a nossa vontade.

Que plantas escolher

Muitas são as plantas que poderemos escolher de acordo com as condições do espaço e o tipo de ambiente e decoração que pretendemos. Neste conjunto de plantas, ficam a faltar pontuações de cor, que poderão ser conseguida através de floreiras coloridas em PVC ou através da colocação de alguns vasos de variedades de petúnias.

1. Aeonium arboreum: Planta de fácil manutenção, requer um composto arenoso e aprecia sol ou sombra parcial.

2. Agave americana: É uma espécie demorada no seu crescimento, quando em vaso. Mas se lhe der sol e uma boa drenagem, pode ser que se desenvolva mais rapidamente. Uma vez que é uma espécie espinhosa, não é aconselhável em espaços acessíveis a crianças.

3. Aloe sp: Com muita luz e com um composto relativamente seco, é uma planta que ganha muita expressão. Como a agave, teremos de ter cuidado, onde a colocar.

4. Asparagus densiflorus: Não gosta de ambientes secos e de sol muito quente, é uma espécie que poderá ser colocada no interior quando houver perigos de geadas. Uma espécie volumosa, que poderá criar efeitos muito originais.

5. Monstera deliciosa: Uma planta com muita expressão pelas suas grandes folhas e os seus recortes, gosta de sombra e de um composto muito rico em matéria orgânica.

6. Lotus berthelotii: Com a primeira floração estival, vai apresentar um aspeto frágil, mas se tivermos atenção a mantê-la húmida, teremos bons resultados. É uma planta que prefere sol.

7. Phormium tenax purpureum: Com uma rega atenta no verão e um composto com boa drenagem, conseguimos criar contrastes nas tonalidades esverdeadas das restantes espécies.

Fotos: Thinkstock

Veja o vídeo: Aprenda a fazer uma floreira de suculentas

Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar