Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de junho

Uma semana de temperaturas altas e sem chuva um pouco por todo o país. Mais uma vez devemos estar atentos às regas pois com a subida de temperatura, algum vento e sem chuva as plantas mais sensíveis têm tendência para secar com alguma facilidade.

Convém regar de manhã cedo para que as plantas aguentem o dia todo.

Nos dias 14, 15 e 16 pode semear ou plantar as suas folhas 

Rúcula

Rebentos de rúcula

As saladas no verão são fundamentais e há plantas indispensáveis para as saladas de verão, a rúcula é uma delas, deliciosa, com um sabor picante, muito fácil de cultivar na horta, no jardim e até em floreira ou vaso.

As  folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22 ºC), sol direto e luz. Prefere solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares. É muito fácil de cultivar e cresce muito depressa.

Como semear

Deve fazer a sementeira em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm.

As sementes habitualmente germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20-60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores.

Se tiver uma horta urbana pequena, aproveite o espaço livre para semear rúcula, ela tem um ciclo de crescimento mais rápido e enquanto os tomateiros, pimentos, etc vão crescendo, ela germina, cresce e é consumida.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

É uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, muito importante para a saúde dos olhos e também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo da pele.

Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

Nos dias 17 e 18 pode semear ou plantar os seus frutos

Maracujá

Maracujá

Cultivar maracujá (Passiflora edulis) é muito fácil mesmo em vaso e para além de ser um fruto muito saudável e delicioso a sua flor é muito ornamental e uma excelente trepadeira para zonas com muito sol direto.

O género Passiflora tem mais de 600 espécies conhecidas na sua maioria originárias da América do Sul, Ásia e Oceânia. Existem também um grande número de cultivares e variedades muitas delas apenas ornamentais.

Também existem variedades de maracujá que não são trepadeiras, mas estas que vamos mostrar são.

São plantas que florescem normalmente na primavera e verão e frutificam no final do verão e inicio do outono.

Condições de cultivo

Necessita de zonas com muitas horas de sol direto e calor.

Precisam de mais de 11 horas de luz por dias nos meses de primavera e verão.

Um substrato muito bem drenado e rico em matéria orgânica (vamos usar um substrato para hortícolas que cumpre esses requisitos). 

Manutenção 

Necessita fertilizações regulares ricas em azoto e em potássio, para garantir um bom desenvolvimento e frutificação. 

Necessita de regas regulares nos meses de maior calor.

É uma planta que precisa de ser conduzida para ter apoio e aguentar o peso dos frutos.

O maracujá roxo é auto fértil mas o maracujá amarelo é autoestéril (precisa de pelo menos dois para haver polinização e garantir a frutificação). Para haver polinização é necessária a presença de insetos como abelhas ou vespas.

Propriedades medicinais e benefícios do maracujá

Calmante natural, antistress, combate a ansiedade, depressão, insónia, nervosismo e dores de cabeça associadas a stress. Ajuda a controlar a tensão arterial alta, e é diurético.

É muito rico em antioxidantes, vitamina A e C. 

Podem consumir-se os frutos, flores em folhas.

Nos dias 19 e 20 plante e semeie raízes

Cenoura

Cenouras a germinar

As cenouras são fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis, pois são usadas em sumos, entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

São muito saudáveis, fáceis de consumir e quase toda a gente gosta. A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com alguma frescura, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade. 

Como semear

Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas.

Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático.

O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar