Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de junho

Chegou o verão e com ele o calor! Os dias estão grandes e convidam a estar no exterior.

Vamos dar atenção ao nosso jardim, regar, fertilizar, e ainda pode plantar e semear para ter mais cores, aromas e sabores no seu jardim, ou mesmo na sua varanda e no seu terraço.

Sabe tão bem ter um jardim florido e produtivo, não há melhor do que colher o que se plantou ou semeou.

Nos dias 21, 22 e 23 pode semear ou plantar as suas flores

Pandorea jasminoides

As trepadeiras são essenciais no jardim e mesmo na varanda ou terraço.  A Pandorea, é uma trepadeira de folha perene originária da Austrália e muito fácil de cultivar.

Podem crescer até seis metros de altura. Deve ser colocada numa estrutura de apoio, que pode ser uma pérgula, treliça ou parede.

Tem flores em forma de sino de cores que podem ir do branco ao cor-de-rosa, o interior da flor é sempre de um tom mais escuro.

Floração

A floração prolonga-se por toda a primavera e verão, chegando a estar em flor ainda no outono. Tem um aroma muito agradável.

O nome Pandorea, tem origem na mitologia grega e na famosa caixa de Pandora, onde estão encerrados todos os males do mundo, como referencia ao facto de os frutos destas plantas terem muitas  sementes aladas lá dentro.

Condições de cultivo

Necessita de regas regulares quando está mais calor mas não toleram o solo encharcado. Não gosta de zonas ventosas nem de ar marítimo.

Gostam de zonas abrigadas com muitas horas de sol direto e calor. São tolerantes a meia sombra e a algum frio.

Precisam de solos e substratos férteis e bem drenados, com alguma matéria orgânica. 

Manutenção e Fertilização

Deve ser fertilizada quando da plantação e depois duas a três vezes por ano na primavera e verão, de preferência com um adubo orgânico ou composto.

Deve ser podada no final do inverno ou início da primavera e podem fazer-se podas de limpeza durante o verão para remover as folhas, ramos e flores secas, para que a floração seja mais prolongada.

No dia 24 pode semear ou plantar as suas folhas 

Acelga

Acelgas.

Cada vez gosto mais desta é uma hortícola deliciosa, que se cultiva com grande sucesso nesta época do ano.

Consumia-se tradicionalmente em Portugal, lembro-me de comer em criança em casa dos meus avós sopa de acelgas e acelgas salteadas. Durante  algum tempo que quase desapareceu, mas que agora voltou a ser utilizada e é excelente para consumir em sopas, salteados ou estufados.

Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos. Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeita a horta de forma única.

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino.

Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Como semear

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura. Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distância entre plantas.

Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva é tem várias propriedades medicinais; laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

Nos dias 25, 26 e 27 pode semear ou plantar as suas frutos

Tomate e Pepino

Pepinos

Em cada estação do ano a natureza sabe exatamente o que precisamos para termos uma alimentação saudável e adequada às necessidades.

No verão com o calor, dá-nos alimentos hidratantes e cheios de vitaminas para compensar a água que vamos perdendo ao longo do dia por causa do calor.

Não há nada mais fresco para saladas, entradas, snacks, do que o tomate e o pepino, duas hortícolas que nos dão dois dos frutos da época. 

Condições de cultivo

São plantas que precisam de muitas horas de sol direto por dia para frutificarem em boas condições.

Gostam de solos bem drenados mas ricos em matéria orgânica. 

Como plantar

Como já é tarde para semear, compre plantas de tomateiro e de pepino e plante e, locais com muito sol, com um bom substrato para hortícolas. Não se esqueça da rega abundante e frequente e vá colhendo os frutos à medida das suas necessidades.

Os frutos biológicos, acabados de colher têm um sabor único, se forem cultivados por nós esse sabor, é ainda melhor.

Pode plantar em vaso ou floreira desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as plantas enraízem com facilidade.

Nos dias 21 a 24 pode combater as suas pragas e doenças e controlar as infestantes

Com o calor e a rega, são muitas as pragas e doenças que atacam, nomeadamente o pulgão, os ácaros, as tripes etc.

Estejam a tentos e ao primeiro sinal ataquem logo com os produtos aconselhados de preferência receitas caseiras e produtos biológicos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar