Passo a Passo

Guia: como fazer fertilizantes caseiros

Não gosto nada da ideia de colocar químicos no meio ambiente quando é possível evitá-lo. Se está a produzir os seus próprios alimentos, deve com certeza estar a pensar nos benefícios para a sua saúde; além disso os custos também são um fator importante.

Por que não fazer fertilizantes caseiros para as suas culturas em vez de comprar e aplicar venenos caros? As plantas precisam principalmente de nitrogénio (azoto – N), fósforo (P) e potássio (K). Além destes também precisam de outros nutrientes, chamados micronutrientes tais como magnésio, cálcio e enxofre. As plantas também são afetadas pela acidez do solo e pela biodiversidade bacteriana, que cria um ambiente equilibrado. Tudo isto pode ser melhorado com a utilização de fertilizantes biológicos. Ensino-vos a fazer alguns fertilizantes caseiros bastante fáceis e úteis.

1. Borras de café

Fertilizante natural que fixa azoto no solo e melhora a sua acidez. Particularmente as rosas, as hidrângeas e as magnólias irão apreciá-lo, pois são plantas que gostam de solo com ligeiro pH ácido. Espalhe as borras de café em volta do caule das plantas e misture ligeiramente com o solo — elas melhorarão também os níveis de matéria orgânica.

2. Cascas de banana

Ricas em potássio, fósforo e cálcio, as cascas de banana são fantásticas para ajudar na floração e na frutificação das plantas. Basta enterrá-las na base das plantas e deixar a natureza fazer o seu trabalho. Se as suas bananas estiverem maduras demais não as deite fora, congele-as e pode utiliza-las quando necessário. Se preferir, pode pô-las em água durante dois ou três dias e depois utilizar essa água para borrifar as folhas das suas plantas.

3. Casca de ovo

São muito ricas em cálcio, que é essencial para o bom crescimento celular das plantas. Se o tomate tiver tendência a abrir ou a criar manchas negras, provavelmente será por carência de cálcio no solo. Esmague as cascas dos ovos usados e simplesmente misture com a terra em volta das plantas atacadas.

4. Chorume de aparas de relva

Esta é uma forma fantástica de fazer um fertilizante líquido rico em azoto e de reutilizar as aparas de relva quando a corta. Receita Encha um recipiente com aparas de relva, cubra com água e deixe repousar três a cinco dias. Coe e dilua o chorume em 1 para 10 de água e aplique no solo.

5. Chorume de composto

Faça exatamente como na receita de aparas de relva, mas utilize o composto do seu jardim. Isto fará um chorume bastante rico e diversifi cado em nutrientes, perfeito para todas as plantas. Não espere nem mais um minuto, ponha de lado algumas cascas de ovo e de banana, desista das cápsulas e utilize café em grão ou moído e reutilize as aparas de relva e o composto para fazer chorume.

Poderá Também Gostar