Plantas e Flores

Plantas que resistem ao frio

No inverno, se a temperatura é inferior a 0ºC, as plantas podem ter problemas de sobrevivência. Mas existem espécies resistentes que não temem o mau tempo. Em baixo damos-lhe a conhecer 10 exemplos, que se destacam pelas flores e pela folhagem.

Galanthus

Flores

Galanthus

Pequena bolbosa de floração invernal, ideal para plantar em grupos. Cresce muito bem sobre o relvado. Manutenção: Plante os bolbos em terra rica em húmus ligeiramente húmida mas suficientemente porosa para que a água circule sem dificuldade. Coloque a planta em sol/sombra, debaixo de uma árvore ou arbusto.

Santolina

Arbusto arredondado de folhagem acinzentada e cabeças florais amarelas. Não supera meio metro de altura ou de largura. Também cresce muito bem em vasos de terracota. Manutenção: A principal exigência é o sol. Cresce em solos porosos, de natureza arenosa ou pedregosa e sobretudo nos pobres. Depois de estabelecida, suporta longos períodos sem água.

Madressilva

Trepadeira de crescimento vigoroso e generosas florações de doce aroma. No meio natural, os ramos enrolam-se nas árvores e arbustos. Manutenção: coloque a planta ao sol ou em sol/sombra, em qualquer tipo de solo. Se a colocar junto de um muro, junte terra fértil. No inverno ou início da primavera, pode em cada dois ou três anos.

Amor-perfeito

Amor-perfeito

Todos os amores-perfeitos são originários da espécie Viola tricolor, que se destaca pelas suas bonitas flores. Manutenção: Plante no outono em terreno fértil e húmido, ao sol ou em sombra parcial. Também pode semear no início da primavera. Para florescer durante meses, elimine as flores á medida que secam. Assegure-se que o solo permanece sempre húmido mas sem encharcar.

Helébora

Vivaz herbácea que aguenta muito bem o frio, inclusive temperaturas abaixo de zero. As folhas desenvolvem-se rente ao solo e por isso tornam-na indicada para cobrir taludes. Manutenção: Plante no outono, em meia sombra, a coberto dos raios solares, em terreno bem drenado e rico em matéria orgânica. Necessita rega regular, sem encharcar, quando está em pleno desenvolvimento, ou seja, agora.

Azevinho

Folhas

Azevinho

Arbusto de folha permanente com muitas variedades. O mais comum é o Ilex aquifolium, com folhas verde escuro, por vezes com matizada de creme ou amarelo. Apresenta insignificantes flores e frutos esféricos no Inverno. Manutenção: Prefere a sombra parcial ou total, nos climas mais quentes. Dá-se melhor em zonas frescas. Necessita terreno rico em matéria orgânica, de carácter ácido.

Folhado

Arbusto que alcança facilmente 3 metros de altura e que se cobre de inflorescências planas, em branco, a partir de final do outono e até ao início da Primavera. Manutenção: Prospera ao sol ou em sombra parcial. Prefere os solos húmidos mas não encharcados, profundos e férteis e inclusive tolera os alcalinos. Plante no outono.

Hebe

Pequeno arbusto de folha perene que não supera um metro de altura e apresenta folhas grossas, carnosas e agudas. Destaca-se também pelos raminhos de flores púrpura azulados que podem surgir no Verão. Manutenção: Dão-se em todos os solos e vivem bem ao sol ou sol/sombra. As geadas fortes podem afectá-los mas neste caso voltam a brotar a partir da base, sem problemas.

Cotoneaster

Cotoneaster

Planta arbustiva de grande resistência. Existem variedades rasteiras, outras servem para criar sebes informais e algumas crescem em vasos. Manutenção: Prefere o sol pleno, embora tolere a sombra parcial. É muito pouco exigente no que diz respeito ao solo desde que não seja muito seco ou pesado. Necessita poda regular para modelar a forma.

Hortênsia de folha de carvalho

Este Hydrangea quercifolia trata-se de uma espécie com folhas semelhantes às da árvore que lhe dá o nome. Em junho também floresce com cabeças brancas e rosas. A folhagem muda de cor no outono. Manutenção: Nas zonas atlânticas cresce melhor ao sol. Necessita de solo ácido. Se o seu solo não é ácido, necessita fazer a necessária correcção e juntar turfa ou estrume decomposto.

Fotos:

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar