Hortícolas e Frutícolas

Microvegetais: saudáveis e de sabor intenso

Cultivarmos os nossos próprios alimentos é garantia de uma alimentação mais saudável! Não ter jardim, quintal, ou uma varanda já não é desculpa porque em Life in a bag, existem variadíssimas soluções.

Inspirar as pessoas a cultivarem os seus próprios alimentos é o objetivo do Life in a bag, uma marca registada que, nasceu das cabeças e das mãos de um casal de Vila Nova de Famalicão e oferece uma nova forma de cultivar vegetais e ervas aromáticas, em espaços reduzidos, com técnicas de cultivo biológico e materiais reutilizáveis.

Mas afinal o que são microvegetais?

Se as ervas aromáticas já fazem parte dos nossos hábitos de consumo, existe uma inovadora forma de consumirmos vegetais mas que ainda é pouco utilizada em casa dos portugueses. Conhecidos e utilizados pelos grandes Chefes de cozinha em todo o Mundo, os microvegetais ou microgreens, podem ser facilmente cultivados em casa, durante todo o ano, mesmo quando não há muito espaço. Apenas necessitam estar junto a uma janela ou outro local com bastante luz natural (sem sol direto) e ao fim de 15 dias, estão prontos a colher e a colocar no prato.

Os microvegetais, são as primeiras folhas dos vegetais, que por serem colhidos muito cedo, têm um sabor intenso, são bastante saudáveis, têm uma elevada concentração de vitaminas e minerais benéficos para a saúde e o seu aspeto dá vida a uma salada. Como não levam qualquer tratamento químico, concentram o que há de melhor no vegetal, inclusive o sabor.

O nome “micro” é devido ao tamanho, que varia entre 5 a 10 centímetros (da folha até a raiz). Agrião, rúcula, rabanete, brócolos, mizuna e beterraba são os mais apreciados pela textura, cor e sabor.

As sementes devem ser biológicas e deve ser utilizado um bom substrato (orgânico, de preferência). Depois de plantados e regados todos os dias, podem ser colhidos ao fim de 15 a 20 dias, assim que apareçam as primeiras folhas.

Devido ao seu crescimento rápido, à facilidade de cultivo e aos benefícios que trazem para a saúde, são a forma ideal de termos sempre verduras frescas em casa e prontas a colocar no prato.

Life in a bag

A grow box de microvegetais Life in a bag, permite-lhe cultivar em sua casa e durante todo o ano, estas folhinhas para adicionar às suas saladas.

É muito simples, tudo o que necessita está incluído. Apenas tem de seguir as instruções. Cada kit contém uma caixa em aço, tampa de cortiça, uma embalagem com substrato orgânico, um ou três pacotes de sementes biológicas (pode escolher entre rabanete, rúcula, brócolo, agrião, beterraba e mizuna), marcadores e instruções para cultivo. A embalagem é reutilizável e as sementes são suficientes para cultivar várias vezes. É só juntar os ingredientes, regar, ver crescer e colocar no prato

Faça combinações

Delicados e versáteis, os microvegetais são sempre uma surpresa! Não existe um modo correto de os utilizar, o interessante é provar o máximo possível e testar combinações.

Devem ser adicionados nas saladas e nos cozinhados, apenas no final para que não percam as suas propriedades. O princípio de que tudo que está no prato é para comer, que foi criteriosamente escolhido, que acrescenta sabor, textura e é saudável; faz todo o sentido na alimentação e no modo de cozinhar dos dias de hoje. E é precisamente o que fazem as folhinhas às quais chamamos microvegetais  primeiras folhas.

Como cultivar

Retirar da caixa os sacos de substrato, os marcadores e as sementes.

Colocar e nivelar todo o substrato na caixa. Borrifar com água até ficar húmido. Dividir e marcar o substrato em 3 áreas iguais.

Abrir os pacotes de sementes (não deitar as sementes todas) e deitar uma colher de chá de rúcula ou brócolo ou agrião e duas colheres de rabanetes ou beterraba. Espalhar cada colher por cima do substrato, nas áreas definidas e de forma uniforme (não necessita de enterrar as sementes).

Borrifar por cima das sementes até ficar húmido. Cobrir a caixa com o plástico para criar um efeito de estufa. Colocar num local quente e escuro (por exemplo dentro de um armário) durante 3 dias. Borrifar todos os dias para não deixar secar o substrato.

Quando as sementes começarem a germinar, o plástico deve ser retirado e deve colocar a caixa num local com bastante luz natural (mas sem sol direto). Deve borrifar ou regar todos os dias até o substrato ficar bem húmido. Após o 5º dia deve intensificar a rega deitando mais quantidade ou mais vezes por dia.

Ao fim de 10 a 15 dias, os microvegetais podem ser colhidos. Utilize uma tesoura para cortar logo acima do substrato. Devem ser lavados e pode conservar no frigorífico durante alguns dias. Utilizar em saladas ou na composição de vários pratos. A imaginação é o limite.

Fotos Thinkstock e Life in a bag

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar