Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 25 de abril a 2 de maio

Mais uma semana de confinamento em que podemos aproveitar para dar mais cor, sabor e aroma aos nossos jardins, hortas e também varandas e terraço.

Plantar flores coloridas, semear ou plantar alguns legumes e aromáticas podem ser excelentes atividades que para além de serem um antisstress natural ainda nos dão muita alegria cada vez que olhamos para elas, ou quando as comemos ou cheiramos.

Nos dias 26 e 27 plante e semeie raízes

Funcho

funcho

O funcho é deliciosos consumido fresco ou assado no forno, dá um sabor ligeiramente anisado aos seus pratos.

É uma planta fácil de cultivar e que em termos ornamentais é bonita, graças à sua rama e flores.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Como semear ou plantar

Faça fazer a sementeira em local definitivo, no jardim, horta, pois são plantas que não aguentam bem o transplante.

Ao escolher o local, tenha em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura.

A plantação em vasos só é possível e estes tiverem pelo menos 30 cm de profundidade, pois o funcho tem um sistema radicular que atinge uma grande profundidade, mas ainda assim é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Manutenção

Tenha o cuidado de remover as infestantes especialmente nos primeiros meses de cultivo.

Para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, pode amontoar terra junto das plantas duas ou três semanas antes da colheita, sem cobrir a gema apical de onde surge as novas folhas, para que a base das folhas fique mais branca e com sabor mais suave.

Colheita

A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida, o que varia com a cultivar plantada e as condições de cultivo.

Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes.

Assim, se quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.

O caule e as folhas são excelentes para temperar peixe, carne e saladas. As sementes são usadas para infusões, bolos, pães e indispensáveis para cozer castanhas.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.

Nos dias 28 e 29 plante e semeie flores

Rosmaninho ou Lavandula stoechas 

As alfazemas estão quase todas em flor e são fáceis de cuidar e adaptam-se bem à maior parte dos locais em todo o pais.

As alfazemas ficam lindas em maciços e também em floreiras e vasos. A mais difícil de manter em vaso é o rosmaninho ou Lavandula stoechas.

São fáceis de utilizar em vasos e floreiras. Quando estão em flor, são as “rainhas do jardim”.

Há vários tipos de alfazemas diferentes por exemplo:

O rosmaninho Lavandula stoechas, espontâneo no nosso pais e a variedade mais difícil de ter vaso, mas que se dá muito bem em jardins rochosos e zonas com calor e pouca rega.

A Lavandula angustifólia com a folha mais estreita e a Lavandula dentata que fica mais pequena e tem as hastes florais mais compridas, são ótimas opções para varandas, terraços e jardins. 

Condições de cultivo e manutenção

Gostam de sol e calor, precisam de pouca água, são resistentes e aromáticas, fazem maciços extraordinários. Preferem solos pobres, leves e bem drenados.

A poda é o segredo da longevidade e da floração das alfazemas. Devem ser podadas duas vezes por para se manterem saudáveis, bonitas e florirem em pleno.

Deve ser feita uma poda a seguir à floração. Para além desta poda deve ser feita outra no inicio da primavera para garantirmos que a planta não perde a forma e floresce em condições.

Propriedades e benefícios das alfazemas

Todas as suas partes são utilizadas, em saladas, sopas e molhos; tem propriedades digestivas, calmantes e desinfetantes.

Nos dias 30 de abril e 1 e 2 de maio plante e semeie folhas

Alface

A alface é uma planta utilizada em todo o mundo na alimentação desde o séc. V a.c.

Há muitas variedades de alface, algumas podem ser cultivadas todo o ano, como a maravilha-quatro-estações, pois são resistentes ao frio e ao calor.

Outras são sazonais, tenha isso em atenção na hora de comprar as suas sementes.

Condições de cultivo

É muito fácil de cultivar, sendo pouco exigente em termos de nutrientes

Gostam de zonas com sol, pH entre 6,7-7,4. Podem ser semeadas em local definitivo ou em tabuleiros e transplantadas quando têm cerca de 8-10 cm. 

Como semear e plantar

Deve plantá-las a 20-30 cm de distância entre plantas, na altura da plantação adicione composto ou húmus de minhoca.

Como é uma planta de ciclo rápido (germina e 5 ou 6 dias e está pronta a ser consumida em dois ou três meses) pode combiná-la com plantas como o tomateiro ou a beringela, que são maiores e crescem mais lentamente.

Para ter sempre alfaces, faça um escalonamento de sementeira, deixando pelo menos duas a três semanas de intervalo. Não aguentam a secura, pelo que devem ser regadas regularmente.

Pode fazer a colheita cortando a planta toda pela base ou ir retirando folha a folha consoante as suas necessidades.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Muito rica em nutrientes e baixa em calorias, constitui uma fonte importante de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio, bem como o magnésio e o selénio, sendo este último um poderoso antioxidante que atrasa o processo de envelhecimento.

Também é rica em vitamina K, um elemento essencial na coagulação do sangue.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar