Revista Jardins

Tarefas da semana: 29 de março a 4 de abril

Mais uma semana em que vamos estar em casa… Abril começa e começam também alguma chuvas primaveris que tanta falta fazem às sementeiras desta época. Mesmo em casa, pode semear e plantar muitas coisas!

Aproveite para tratar do jardim se o tem, da varanda ou do terraço… ou mesmo cultivar dentro de casa.

Nos dias 30 e 31 pode semear ou plantar as suas raízes

Aipo

Cada vez se utiliza mais aipo na culinária, tem um sabor intenso pelo que deve ser usado com algum cuidado, mas tem muitas propriedades medicinais e confere um aroma único às saladas e molhos.

Condições de cultivo

Precisa de zonas com muito sol, não é muito exigente em termos de solo nem em adubação, desde que sejam bem drenados.

Semeie em tabuleiros e quando a planta tiver 12 cm de altura e 2 ou 3 folhas definitivas transplante-a para o local definitivo, deixando uma distância de 40-50 cm entre plantas e entre linhas.

Pode colher a planta toda de uma vez ou ir cortando os talos à medida que precisa. A raiz de aipo não é muito conhecida nem muito utilizada em Portugal.

Depois de retirarmos a casca grossa, a esta raiz, encontramos um vegetal branco, com uma textura semelhante a um nabo, mas com um sabor ligeiramente picante e muito fresco, com um sabor entre o aipo e a salsa.

Propriedades medicinais e benefícios do aipo

É talvez dos legumes mais saudáveis e com mais propriedades medicinais: adstringente, afrodisíaco, antirreumático, antissético, desintoxicante, depurativo, drenante pulmonar, purificador do organismo, regenerador sanguíneo e remineralinzante.

Nos dias 1 e 2 semear ou plantar  as suas flores

Rosa Damascena

Estas flores maravilhosas existem há mais de 37 milhões de anos e são cultivadas em jardins há mais de 5.000 anos, tendo sido as primeiras rosas cultivadas em Damasco na Síria.

As roseiras são das plantas mais amadas pelos amantes de jardins e de jardinagem, há quem faça coleções e quem seja obcecado por ter sempre mais uma variedade, cor ou aroma.

São plantas fascinantes, resistentes e que grande parte delas têm ainda a grande vantagem de ser muito perfumadas.

Condições de cultivo

São de folha caduca e gostam de muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), pouco vento, um solo com pH 6,5-7, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Neste momento há uma grande disponibilidade de roseiras nos centros de jardinagem, algumas delas com um porte grande, completamente formadas e cheias de flor.

As trepadeiras são as mais resistentes, aromáticas e indispensáveis para ter no jardim, varanda ou terraço.

No caso das roseiras trepadeiras, faça uma cova de plantação de 40 cm de largura e profundidade e coloque no fundo da cova composto se tiver ou húmus de minhoca, deixe-as afastadas 1 metro uma das outras.

Propriedades medicinais e benefícios das rosas

A infusão de pétalas de rosa pode ser usada para limpar a pele (a famosa água de rosas) ou pode ser bebida quente ou fria sendo calmante, laxante, anti-inflamatória e depurativa.

O dia 3 é o ideal para semear ou plantar as suas plantas de folha

Rúcula

Rúcula

Esta é uma planta deliciosa, com um sabor picante, muito fácil de cultivar e de cuidar, na horta, no jardim e até em floreira ou vaso.

As suas folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários.

Para além das folhas as suas sementes também são consumidas, podendo substituir as de mostarda. Indispensável para as saldas e sanduiches de verão, pode semear já em grande quantidade para poder colher durante todo o verão.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22 ºC) , sol direto e luz.

Prefere colos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares.

Semeie em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm.

Normalmente as sementes germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20.60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

Fonte poderosa de vitaminas A, C e K, fundamental na manutenção da saúde ocular também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo dos olhos e da pele.

Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

O dia 4 é o ideal para semear ou plantar as suas plantas de fruto

Beringela

Beringela

A beringela é de facto um fruto saudável e delicioso, versátil e excelente quando consumida poucas horas a seguir à colheita.

Baixa e calorias e muito saudável é um excelente acompanhamento, prato principal ou ingrediente de saladas quentes ou frias. Consome-se assada, estufada, frita ou grelhada.

Condições de cultivo

Necessita de 4 a 5 horas de sol direto e de um substrato rico em matéria orgânica.

O ideal é comprar uma planta já formada no viveiro e plantá-la num vaso grande, apenas uma planta por vaso.

Se plantar na horta deixe um afastamento de 50 a 60 cm entre plantas. Faça a colheita dos frutos à medida das suas necessidades cortando o fruto pelo pedúnculo com uma tesoura de poda ou faca de colheita.

Propriedades medicinais e benefícios da beringela

Um legume muito rico em vitamina A e C, em cálcio e potássio e também em iodo.

Tem propriedades anti anémicas, anti-cancerígenas, antirreumáticas e laxantes.

O consumo da beringela está indicado no controlo a abcessos, cólicas, anemia, cancro do estômago, reumatismo e retenção de líquidos entre outras.

Curiosidade!

Para além do consumo do fruto em si as folhas da beringela podem ser utilizadas para fazer cataplasmas para aliviar as queimaduras e acalmar as dores.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version