Passo a Passo

Quer ter um jardim de borboletas?

Cores fortes e néctar são os dois principais ingredientes para convidar as borboletas para o seu jardim. Estes insetos têm uma boa visão e são atraídos por cores fortes. Para atraí-las, plante nos seus vasos ou jardim arbustos e herbáceas, anuais ou perenes, com flores encarnadas, laranja, rosa, roxas e amarelas.

O que ganham as plantas com a presença das borboletas?

As flores espetaculares que produzem néctar são perfeitas para atrair estes insetos coloridos que procuram alimento. Por sua vez, as plantas com flores, onde poisam as borboletas, recebem o néctar transportado pelas suas patinhas, o que faz com que as flores produzam sementes que mais tarde darão origem a novas plantinhas. As borboletas estão presentes em quase todos os locais onde existe alimento e abrigo.

Lista de plantas sugeridas

• Buddleia davidii

• Lavandula stoechas

• Lantana camara

• Lantana montevidensis

• Verbena hybrida

• Tagete patula 

Vai precisar de:

• Plantas (ver a lista sugerida)

• Vasos de diferentes tamanhos e furados (senão temos que furar!)

• Pedrinhas ou argila expandida para a drenagem

• Composto orgânico

• Regador

Como fazer

1. Cobrir o fundo dos vasos com uma camada de 5cm de pedrinhas ou argila expandida para garantir a saída da água de rega em excesso.

2. Colocar o composto nos vasos, até pouco mais de meio. Pode colocar com a mão ou utilizar uma pá.

3. Retirar a planta do vaso sem puxar, inclinar o vaso sobre uma mão e com a outra retirar o vaso. Não se esqueça de separar um bocadinho as raízes para ser mais fácil crescerem quando chegam ao solo (composto).

4. Colocar cada planta em seu vaso, faça a escolha em função do seu tamanho. Colocar a planta sobre o composto e verificar se está na altura desejada (retirar ou acrescentar composto até a planta se encontrar ao nível desejado). Certifi ca-se que a planta fi ca no centro do vaso. Completar o espaço restante com composto, calcando levemente, deixar uma margem de cerca de 5 cm livre, até ao topo do vaso, para regar de forma eficiente.

5. A rega é muito importante, deve ser feita logo após a plantação e deve humedecer o solo na sua totalidade. Para isso deve encher o espaço de cerca de 5 cm que deixámos livre e observar a água descer até que saia pelo buraco do fundo do vaso. Se o composto abater devemos adicionar mais composto para manter o nível desejado.

Dicas e curiosidades

Uma das plantas de jardim que mais atrai as borboletas é a Budleia (Buddleia sp.), devido ao alto conteúdo em néctar das suas flores. É frequente ver uma dezena de borboletas de várias espécies a alimentarem-se num destes arbustos. Em inglês esta planta perene chama-se mesmo butterfly bush, arbusto de borboletas.

Leia também: Passo a passo: jardim para insetos amigos das plantas

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar