Passo a Passo

Tutorial: como fazer um terrário

como fazer um terrário

Fazer um terrário pode ser uma experiência interessante e divertida para toda a família e que, além disso, pode ser feita dentro de casa. É um bocadinho de natureza que fica mais perto quando não se pode ir brincar e passear lá fora…

O que é um terrário?

Um terrário é um recipiente transparente, normalmente de vidro, de tamanhos diversos, que contém pedras, terra e plantas dispostas de forma a reproduzir um ambiente natural.

Rega

O terrário necessita de pouca rega, porque o recipiente utilizado não tem saída de água. Antes de regar, deve-se observar se existe água acumulada no fundo do recipiente e se a terra ainda está húmida. Só é necessário regar quando as condições anteriores não se verificam, ou seja, quando a terra está seca.

A rega deve ser feita em pequenas quantidades e espaçada, para que não se acumule água em excesso no interior do terrário. As plantas não gostam nada de excesso de água.

Limpeza e poda

Devemos remover folhas e flores velhas e cortar quaisquer partes das plantas que se encontrem doentes ou danificadas.

Como fazer um terrário

terrário

Material necessário

  • Recipiente de vidro aberto (também pode ser fechado, mas para fazer com crianças recomenda-se que seja aberto para facilitar a manutenção)
  • Pedrinhas ou leca
  • Terra vegetal
  • Plantas recomendadas: suculentas e catos, musgo (funciona como esponja, absorvendo a água em excesso)
  • Decoração à escolha (diferentes tipos e tamanhos de pedras, casca de pinheiro, pequenos tronquinhos, etc.)

1. Escolha do recipiente

Escolha um recipiente simples, de vidro ou outro material transparente, profundo o suficiente para permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Pode-se comprar um novo (próprio para terrários) ou um limpar e usar um que já possua.

2. Pedras e/ou leca

Estes materiais garantem tanto a drenagem necessária, quando colocados na parte inferior do recipiente (mais ou menos 5 cm), como têm uma função estética, quando colocados na parte superior. Escolha pedras pequenas para a drenagem. Escolha também as pedras que quiser para decorar a parte superior do terrário.

3. Terra vegetal

Sobre o material de drenagem deve ser colocada a quantidade de terra vegetal necessária para a realização das plantações. A sua altura depende do tamanho dos vasos das plantas que se vão utilizar.

4. Escolha das plantas

Como o vidro vai funcionar como estufa, aumentando a temperatura no seu interior (o que, associado a uma rega equilibrada vai proporcionar um ambiente propício ao bom desenvolvimento das plantas), devemos escolher espécies de pequeno porte, crescimento lento e baixo consumo de água.

Dica: o terrário deve ser colocado num local com boa luz, mas nunca recebendo sol direto.

Fotos: Pixabay, Marta Vassalo Monteiro

Poderá Também Gostar