Revista Jardins

8 plantas para uma primavera florida

A estação mais desejada por quem gosta de jardinar chegou. Saiba que flores deve ter para que o seu jardim tenha sempre cores alegres e diversificadas.

AGAPANTOS (AGAPANTHUS PRAECOX)

Planta herbácea perene que pode atingir um metro de altura e que, quando em maciço, faz um efeito espetacular quer seja com a flor branca ou azul.

Gosta de sol direto, tolera a meia-sombra, mas a floração é menor. Embora não seja exigente em termos de solo, prefere aqueles que sejam húmidos, tenham alguma matéria orgânica e sejam bem drenados, pois não tolera o encharcamento.

Tolera a secura, mas convém regar nos meses mais quentes. A sua floração prolonga-se pela primavera e verão.

Pode ser dividida e replantada de quatro em quatro anos.

ASTILBE (ASTILBE X ARENDSII)

Planta herbácea perene ou vivaz – nas zonas mais frias, a parte aérea pode desaparecer no inverno. Muito usada para bordaduras floridas de meia-sombra, tem umas flores em panícula em vários tons de cor-de-rosa ou branco.

Pode atingir de 60-80 cm consoante a variedade. Gosta de zonas sombrias com solos húmidos e ricos em matéria orgânica. Deve ser fertilizada mensalmente na primavera com adubo orgânico.

Necessita de regas frequentes dado não tolerar a secura. Pode ser ligeiramente podada no final do verão, quando termina a floração.

Muito resistente a pragas e doenças.

CAMPÂNULAS (CAMPANULA CARPATICA OU CAMPANULA ISOPHYLLA)

Planta anual com floração azul ou branca desde o início da primavera até ao final do verão. Prefere zonas de sombra ou meia-sombra, não tolera o sol direto muito forte.

Necessita de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, pois não aguenta o encharcamento, exigindo regas regulares.

Excelente para bordaduras floridas de sombra, floreiras, canteiros e cestos suspensos.

Para prolongar a floração, deve remover as flores secas.

LILÁS-DA-CALIFÓRNIA (CEANOTHUS THYRSIFLORUS VAR. REPENS)

Pequeno subarbusto que pode atingir dois a três metros de diâmetro mas apenas 0,4-0,6 m de altura.

É uma excelente opção para revestimento do solo em zonas inclinadas, canteiros, floreiras, etc. A sua floração roxa-azulada intensa e aromática prolonga-se durante toda a primavera e verão.

Planta muito resistente ao frio e ao calor, bem como à secura e ao ar do mar. Prefere solos ligeiramente ácidos e zonas como muito sol.

Deve ser regada no verão quando está muito calor. Se quiser controlar o tamanho, pode podar no inverno.

COSMOS (COSMOS BIPINNATUS)

Herbácea anual para semear no início da primavera, em local definitivo ou em viveiro, demora cerca de seis semanas a germinar.

Pode atingir 0,5-2 m de altura, consoante a variedade, as flores têm cores variadas que vão de vários tons de cor-de-rosa, branco, encarnado a bordeaux.

A floração vai de junho a outubro. É uma excelente opção para grandes extensões onde o efeito é espetacular, ou para bordaduras e canteiros desde que tenham espaço para se desenvolver.

Não necessita de grande fertilização e apenas precisa ser regada quando está a germinar e se estiver muito calor.

GAURAS (GAURA LINDHEIMERI)

Uma herbácea perene muito resistente à secura e que pode crescer até 50-60 cm de altura.

Tem uma floração exuberante durante toda a primavera e verão, em tons variados de cor-de-rosa e branco. Pode ser usada em canteiros, bordaduras e também em vasos e floreiras.

Gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, devendo ser fertilizada aquando da plantação e dois a três meses depois com fertilizante orgânico ou húmus de minhoca.

Prefere zonas com muitas horas de sol. Pode ser ligeiramente podada no final do verão.

HEMEROCALIS (HEMEROCALLIS FULVA)

Planta rizomatosa com flores que parecem lírios, de cores como laranja, amarelo, encarnado e bordeaux, que pode atingir de 0,6-1 m de altura.

Tem um período de floração que se estende da primavera ao início do outono.

Prefere zonas de sol, solos profundos e ricos em matéria orgânica, devendo ser fertilizada na primavera e verão e aquando da plantação, requerendo regas regulares nos períodos mais quentes.

Não é exigente em cuidados de manutenção, apenas se devem retirar as flores e folhas velhas.

Forma grandes maciços, sendo indicada para taludes, bordaduras de lagos e zonas amplas.

EQUINÁCEA (ECHINACEA PURPUREA)

Planta herbácea perene muito ornamental, também reconhecida pelas suas propriedades medicinais.

É muito rústica e não necessita de grandes cuidados de manutenção, resistente à secura. Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica e zonas com muito sol — nas zonas mais frias, pode perder as folhas no inverno.

Tem uma floração cor-de-rosa intensa na primavera e verão, devendo-se retirar as flores secas para estimular novas florações.

Em conjunto com as gauras e cosmos, é uma boa opção para bordaduras floridas, pode ser plantada em vasos e floreiras.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version