Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 a 30 de maio

Esta é uma semana em que um pouco por todo o país, as temperaturas vão estar acima dos 30 ºC. Por isso devemos dar uma atenção extraordinária às nossas plantações e principalmente às nossas sementeiras.

Aproveite este tempo bom para jardinar, fertilizar as plantas, limpá-las e fazer mudanças de vaso se for caso disso.

No dia 24 plante e semeie raízes

Aipo

Uma planta muito saudável e indicada para dietas de perda de peso. É fácil de cultivar e indispensável na horta e no jardim.

Condições de cultivo

Precisa de zonas com muito sol, não é muito exigente em termos de solo nem em adubação, desde que sejam bem drenados

Como semear

Semeie em tabuleiros e quando a planta tiver 12 cm de altura e 2 ou 3 folhas definitivas transplante-a para o local definitivo, deixando uma distância de 40-50 cm entre plantas e entre linhas.

Pode colher a planta toda de uma vez ou ir cortando os talos à medida que precisa. A raiz de aipo não é muito conhecida nem muito utilizada em Portugal.

Depois de retirarmos a casca grossa, a esta raiz, encontramos um vegetal branco, com uma textura semelhante a um nabo, mas com um sabor ligeiramente picante e muito fresco, com um sabor entre o aipo e a salsa.

Propriedades medicinais e benefícios do aipo

É talvez dos legumes mais saudáveis e com mais propriedades medicinais: adstringente, afrodisíaco, antirreumático, antissético, desintoxicante, depurativo, drenante pulmonar, purificador do organismo, regenerador sanguíneo e remineralinzante.

Nos dias 25 e 26 plante e semeie flores

Hortênsias

hortênsias

São talvez das flores preferidas em Portugal. Existem das mais variadas cores como: azuis, cor-de-rosa, brancas, etc.

Se há flores maravilhosas para o verão, são as hortênsias, têm uma floração exuberante e prolongada que enche qualquer jardim, varanda ou terraço. 

Condições de cultivo

Gostam de zonas com poucas horas de sol direto (o ideal são algumas horas de manhã cedo). Não aguentam muito calor, nem frio extremo quando já tê folhas. 

São plantas acidófilas pelo que necessitam de um substrato ácido e uma fertilização que mantenha este pH do solo, esta fertilização deve ser feita agora na primavera ou no verão.

Se as quiser azuis terá de utilizar um adubo azulador (se o terreno não for naturalmente rico em ferro).

Deve podá-las no inverno quando estão caducas. Atenção às pragas, doenças e fungos.

Nos dias 27 e 28 plante e semeie folhas

Coentros

Há plantas aromáticas essenciais embora não sejam das mais fáceis de cultivar. Pode cultivar no jardim, na horta ou na varanda.

Deliciosas, aromáticas e saudáveis, semeie já para ter todo o verão.

Condições de cultivo dos coentros

Pode semear em qualquer época do ano e em vaso, precisa de pelo menos 6 horas de luz por dia e de preferência algumas horas de sol direto. Não aguenta a secura mas também não tolera o excesso de água.

Utilize um substrato para plantas aromáticas e drene bem os vasos onde os semeia.

Pode semear no mesmo vaso que o manjericão, salsa ou cebolinho, pois têm o mesmo tipo de exigências em termos de substrato, luz e rega.

Propriedades medicinais e benefícios dos coentros

São ricos em vitamina B e C, em proteínas, sais minerais e ferro. Têm propriedades calmantes, digestivas, combatem a fadiga e as enxaquecas.

As sementes quando consumidas a seguir às refeições são um excelente digestivo.

Nos dias 29 e 30 plante e semeie frutos

Quiabo

Embora não seja muito usual em Portugal, dá-se muito bem e é cada vez mais usado o seu fruto a confeção de refeições.

É um ingrediente indispensável em muitos pratos africanos e brasileiros Esta é uma planta anual que pode facilmente cultivar-se em vaso, no jardim ou na horta.

Tem a vantagem de ter uma flor muito bonita que quase parece um hibisco.  

Condições de cultivo

Deve semear-se em tabuleiros e transplantar na primavera, pode comprar agira as plantas já grandes. Gosta de zonas com muito sol e calor.

Deve manter o solo húmido sem encharcar. Deve fertilizar com um adubo de fundo quando planta e pode também colocar húmus de minhoca ou composto.

Colhe-se no verão fruto a fruto.

Propriedades medicinais e benefícios dos quiabos

São uma grande fonte de vitaminas A, C e B1, bem como de cálcio o que contribui para o fortalecimento dos ossos.

Muito ricos em fibras que ajudam o funcionamento dos intestinos. Previnem as doenças cardíacas. Normalmente são consumidos, estufados ou cozidos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar