Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 10 a 16 de maio

Uma semana muito chuvosa um pouco por todo o país, o que é excelente para as plantas vingarem. Dê especial atenção às pragas e doenças que são típicas desta época em que há humidade e as temperaturas estão já bastante amenas.

Aproveite para comprar algumas hortícolas e fazer uma pequena horta, mesmo que seja um só vaso

No dia 10 plante e semeie folhas

Agrião

Esta é uma  planta rápida e fácil de cultivar, o seu sabor picante é muito apreciado para utilizar usada em saldas, sandwiches e entradas. A sopa de agriões é um clássico muito saudável.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas. Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água. 

Como plantar ou semear

Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação ( deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira. 

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Nos dias 11 e 12  e 16  plante e semeie frutos

Pimento

A salada de pimento é um prato tipicamente português e indispensável com um peixe grelhado ou com as belas sardinhas assadas!

O pimento é dos frutos mais versáteis que pode ter na sua horta, ou n sua varanda. Pode escolher uma série de variedades consoante as suas preferências, pode optar pelos verdes, encarnados, amarelos ou cor de laranja. 

Condições de cultivo

Necessita de muitas horas de sol e calor, as temperaturas ideais para o seu desenvolvimento são 21-23 ºC.

Dá-se bem em todo o tipo de solo, sendo apenas de evitar argilosos por uma questão de drenagem uma vez que o pimento não aguenta encharcamento.

Como plantar

Nesta época pode transplantar para a sua horta ou jardim, deixando um afastamento de 50—60 cm entre plantas e de 60-70cm entre linhas. Quando fizer a cova de plantação pode juntar composto ou húmus de minhoca. Necessita de regas regulares.

Convém colher os frutos maduros à medida das suas necessidades.

Se os cultivar em vaso, coloque apenas um por vaso que deve ter pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios do pimento

É um alimento indicado para dietas pois é muito rico em nutrientes e tem muito poucas calorias, apenas 20 kcal / 100g. O pimento é rico em Vitamina C e E, Betacaroteno, Carotenoides. É um alimento que faz bem ao coração, aos olhos e ao estômago.

Nos dias 13 e 14 plante ou semeie raizes

Nabo

3 a 10 de junho

O nabo é um legume indispensável na horta. Tem a grande vantagem de ter um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar, mesmo em pouco espaço e até em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente.

Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. 

Como semear

Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Nos dias 15 e 16 plante e semeie flores e arbustos

Buganvilia

Nesta época do ano é impossível ficarmos indiferentes à floração das buganvílias, estão por todo o lado: em muros, pérgulas, portões, treliças.

As tonalidades das flores são muitas, desde o cor-de-rosa forte ao pálido, branco, amarelo, lilás, salmão, coral, encarnado.

São uma das trepadeiras mais utilizadas nos climas mediterrânicos e das mais resistentes. É uma planta fácil de cultivar em vaso ou floreira. 

Estamos mais habituados a ver as buganvílias conduzidas em trepadeira, mas também se utilizam como arbustos talhados e até como árvores.

Podem ser facilmente plantadas em vasos ou floreiras, desde que as vamos podando regularmente para controlar a dimensão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com pleno sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado. Necessitam de regas regulares e de serem conduzidas inicialmente na parede ou em estruturas de apoio.

Suportam geadas e períodos de frio, toleram bastante bem o ar do mar. Com temperaturas baixas podem perder a totalmente a folha no inverno.

Manutenção

Regas no verão, fertilização na primavera. Poda de formação e uma poda anual após a floração com remoção de flores velhas e de parte da folhagem para estimular a floração do ano seguinte.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar