Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 13 a 19 de dezembro

A chuva este ano demorou a chegar, mas agora parece que não vai embora. Isto pode atrasar um pouco as tarefas que devem ser feitas no jardim e na horta. Aproveite pra planear o espaço, fazer sementeiras em casa e organizar todos os materiais e ferramentas de jardinagem.

Nos dias 13 e 14 pode semear ou plantar folhas

Nesta época do ano os espinafres são fáceis de cultivar, muito nutritivos, versáteis e saudáveis. Tanto se podem consumir frescos (embora esta não seja a forma mais saudável) como cozinhada das mais variadas formas, em entradas, pratos principais, acompanhamentos, batidos ou smoothies é até em sobremesas. São fáceis de cultivar na horta, no jardim ou em vaso na varanda. 

Condições de cultivo

Gostam de zonas de meia-sombra. Preferem um substrato rico em matéria orgânica mas muito bem drenado. Necessitam de regas regulares, o substrato deve estar sempre húmido sem estar encharcado.

Como semear

Pode semear diretamente ou em tabuleiro e transplantar mais tarde. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira. Nas zonas mais frias devem ser feitas as sementeiras em estufa ou dentro de casa e só quando as plantas já tiverem 5 ou 6 folhas definitivas é que se devem plantar no exterior.

Propriedades dos espinafres

Os benefícios para a sua saúde ao consumir espinafres são muitos, são ricos em vitaminas A e C e em ferro o que lhes confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, é também um bom estimulante da eficiência muscular e da qualidade do sangue.

Nos dias 15 e 16 pode semear ou plantar frutos

As bagas de goji são o fruto da planta goji, um arbusto espinhoso com altura até três metros. Originária da China e Tibete, a planta é cultivada há milénios no Sul da China e espalhou-se para outras zonas do Sul da Ásia e do Extremo-Oriente. 

Condições de cultivo

São plantas que se adaptam a vários tipos de solos e climas, incluindo bastante secos, pelo que são usadas para recuperar solos degradados, prevenir a desertificação e a erosão. O maior produtor de bagas de goji a nível mundial é a China. 

Como plantar

Deveremos adquirir plantas de boa qualidade em hortos e centros de jardinagem, com certificado fitossanitário. A melhor altura para o plantio é na primavera, mas em zonas mais temperadas poderemos plantar já.

Manutenção e Colheita

Para atingirem uma boa produção necessitam de beneficiar de uma camada de matéria orgânica no solo, ser estrumes animais ou adubos verdes como a fava ou a mostarda. Devem ser regados nos períodos mais quentes, a colocação de um mulch orgânico é aconselhável para preservar a humidade e evitar o aparecimento de plantas infestantes. No inverno deve realizar-se a poda das plantas, cortando cerca de metade dos ramos. Esta poda vai estimular a floração da planta na primavera

A colheita é efetuada no verão e outono, com cada planta a produzir nos primeiros anos até dois quilos de bagas. A colheita deve ser feita com cuidado, e para se conservarem mais tempo as bagas são secas.

Propriedades e benefícios medicinais das bagas de goji

São cada vez mais procuradas pelas suas poderosas propriedades antioxidantes. São bagas ricas em vitaminas, especialmente do complexo B e C, aminoácidos e carotenoides, pelo que são consideradas uma superfruta. Possuem igualmente minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco. Aparecendo no mercado habitualmente secas, podem ser consumidas ao natural, mas também misturadas em chás, sumos, batidos e outros preparados. Uma das suas características é também prevenir o envelhecimento, graças ao seu conteúdo em antioxidantes. 

Os dias 17 e 18 são os ideais para plantar e semear raízes

O aipo é uma planta aromática muito saudável e deliciosa Todas as partes do aipo são comestíveis, caules, folhas e incluindo a raiz que é difícil encontrar à venda em Portugal, daí a importância de o cultivar. A raiz tem uma aparência feia, mas depois de se retirar a casaca grossa, é um legume branco a fazer lembrar o nabo, o sabor é ligeiramente picante, entre o aipo e a salsa e pode ser consumida crua ou cozinhada. 

Condições de cultivo

Gosta de solos arenoso argilosos, com uma textura leve, profundos, húmidos, ricos em matéria orgânica, pouco ácidos e bem drenados. 

Como semear

Nesta altura deve fazer as sementeiras de aipo em estufa ou em casa, em tabuleiros.

Se quiser transplantar, deve faze-lo cerca de dois meses depois da sementeira. O espaçamento deve ser 30 a 40cm entre linhas e 20 a 25cm entre plantas.

Pode semear o aipo em local definitivo a partir de março deixando um espaçamento entre plantas de cerca de 20-25 cm. Germina rapidamente e é muito fácil de cultivar.

Propriedades do aipo

O aipo é um legume muito rico em vitamina K, importante para a saúde dos ossos, é também diurético ( ajuda a perder peso), desintoxicante e regulador do cortisol. 

O dia 19 é o ideal para plantar e semear flores

Está na hora de semear uma das minhas flores de época favoritas, as ervilhas-de-cheiro, no jardim dos meus pais e da minha avó nunca podiam faltar, de várias cores e com o aroma mais doce e delicioso que para mim cheira a tardes de verão.

Condições de cultivo

Não é exigente em termos de substrato, mas prefere solos bem drenados e com alguma matéria orgânica. Gosta de zonas abrigadas do vento e com muitas horas de sol direto por dia.

Como semear

Deve semear já em local definitivo, no jardim, nos canteiros e até em vaso e floreiras. É uma planta trepadeira, pelo que quando começar a crescer deve ser conduzida com tutores, junto a paredes, gradeamentos, etc.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar